Saúde E Lazer: Por que não consigo manter o meu peso?

Por que não consigo manter o meu peso?

Como superar o efeito sanfona?

Olá meus amigos e seguidores do blog, hoje vou falar pra vocês sobre uma coisa que incomoda muitas pessoas que querem emagrecer. O Efeito Sanfona, ontem conversando com uma amiga em uma das minhas caminhadas, ela me disse que não conseguia manter o seu peso, pois fazia dieta emagrecia e depois voltava a engordar tudo outra vez, então resolvi procurar alguma coisa que falasse sobre o assunto que é a realidade de muitos que querem ter um corpo perfeito e não conseguem.

Bom vamos lá então, eu achei uma matéria muito interessante em um site que trata do assunto e vou publicar-la aqui pra vocês.

Efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Esse efeito normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não aguenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso, voltando de novo ao peso indesejado.

Muitas pessoas passam a vida inteira tentando emagrecer, ou seja, sonham com um corpo escultural e fazem milhões de dietas para conseguir o seu objetivo. Só que muitas vezes não pensam na saúde, pagando qualquer preço para ter apenas um corpo bonito.
Isso porque a pessoa não muda seus hábitos alimentares inadequados e acaba retornando ao seu peso. Após tantas oscilações de peso, o organismo acaba criando maior resistência a emagrecer e manter o peso desejado se torna cada vez mais difícil.
Para que isso não aconteça, é preciso incorporar certos hábitos alimentares porque ninguém consegue passar a vida inteira fazendo dietas, comendo só sopas, só frutas ou tomando medicamentos.

Mas por que ocorre o efeito sanfona?
As nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.
O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e "queima" menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona.
Como o cérebro tende a manter o maior peso adquirido é preciso manter o mesmo peso por um tempo relevante para que o organismo se adapte a esse novo peso.
As pessoas devem se conscientizar que estar acima do peso é um problema sério e que deve ser tratado de forma equilibrada e consciente, respeitando o corpo e suas necessidades.
O efeito sanfona também causa sérios riscos à saúde. Como o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias.
Para sair do efeito sanfona é importante deixar as dietas de lado e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. As vantagens são inúmeras, desde que você mantenha a nutrição adequada das células, para que exerçam suas funções corretamente.
O lado ruim é que emagrecer com saúde leva mais tempo e requer maior disciplina e força de vontade já que o organismo precisa se adaptar à nova alimentação.
Alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para evitar tais doenças é fundamental ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Assim, ocorre a manutenção do peso desejado, que se estende por toda a vida.
Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113
 Então pessoal ai esta a matéria, espero que gostem e que tenha ajudado aos leitores a entender um pouco sobre o assunto, lembrando sempre que você deve procurar um profissional da área para poder fazer uma avaliação e te passar uma dieta saudável.

Vamos ficando por aqui e até a próxima se assim Deus nos permitir!

Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br/como-superar-o-efeito-sanfona-2-1-1-19.html

0 comentários: